.Aviso

Devido à escola é-me quase impossivel vir ao blog, actualizá-lo e responder a comentários todos os dias. Por essa mesma razão, os posts são pré-datados e respondo a todos os comentários num único dia da semana (salvo excepções de semanas em que tenha mais tempo livre). Se tens algum pedido a fazer, não hesites em deixar um comentário. Responderei o mais rapidamente possivel... Obrigada pela visita (:

Quinta-feira, 1 de Setembro de 2011

O que é o acne: tratamento do acne

image from medinform.com
 

Quantas vezes já pensaram em como tratar o acne? Muitas? A pensar em vocês fiz uma pesquisa sobre o que é o acne, manifestações clínicas e tratamento. Espero que gostem (:

 

As borbulhas ou acne afectam sobretudo os jovens, mas existem muitos adultos que sofrem deste mal. Infelizmente, muitas pessoas com borbulhas acabam por se isolar.

 

O que é?

 

Acne é uma doença da pele. A sua frequência é maior na adolescência, quando o nível elevado de hormonas sexuais causa o aumento da secreção de gordura pelas glândulas sebáceas, provocando o aparecimento de espinhas, bolhas e pontos negros principalmente no rosto, costas, peito e ombros.

 

Manifestações clínicas

 

A doença manifesta-se principalmente na face e no tronco, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (lesões císticas grandes, inflamatórias, que se intercomunicam por sob a pele) e o acne queloideano (deixa cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

O quadro clínico pode ser dividido em quatro estágios:

Acne Grau I: apenas cravos, sem lesões inflamatórias (espinhas).

Acne Grau II: cravos e "espinhas" pequenas, como pequenas lesões inflamadas e pontos amarelos de pus (pústulas).

Acne Grau III: cravos, "espinhas" pequenas e lesões maiores, mais profundas, dolorosas, avermelhadas e bem inflamadas (cistos).

Acne Grau IV: cravos, "espinhas" pequenas e grandes lesões císticas, comunicantes (acne conglobata), com muita inflamação e aspecto desfigurante.

 

Tratamento

 

Sendo uma doença de duração prolongada, a acne deve ser tratada desde o começo de modo a evitar as suas sequelas, que podem ser cicatrizes na pele ou distúrbios emocionais, devido à importante alteração na auto-estima de jovens afrontados pela acne.

O tratamento pode ser feito com medicações de uso local, visando a desobstrução dos folículos e o controle da reprodução bacteriana e da oleosidade. Podem ser usados também medicamentos via oral, dependendo da intensidade do quadro: antibióticos para controlar a infecção.

A limpeza de pele, que pode ser realizada por esteticistas devidamente capacitadas, tem acção importante para o esvaziamento de lesões não inflamatórias (cravos), evitando a sua transformação em espinhas.

Em casos de acne muito grave (como a acne conglobata), ou resistente aos tratamentos convencionais, pode ser utilizada a isotretinoína (Roacutan), medicação que pode curar definitivamente a acne em cerca de seis a oito meses na grande maioria dos casos.

Apesar de não ter participação na causa da doença, a dieta pode ter influência no curso da acne em algumas pessoas. Alimentos como chocolate, gorduras animais, amendoim e o leite e seus derivados devem ser evitados pelos pacientes que apresentem acne e percebam agravação dos sintomas após a ingestão dos mesmos.

O lado emocional dos pacientes não deve ser menosprezado. A desfiguração causada pela acne mexe com a auto-estima do adolescente, que passa a evitar o contacto social com vergonha de suas lesões e das brincadeiras dos colegas. Quando necessário, deve ser fornecido suporte psicológico.

O tratamento da acne deve ser orientado por um médico dermatologista, que é o profissional capacitado para indicar os medicamentos ideais para cada caso. Não uses remédios indicados por pessoas leigas ou que tenham um quadro semelhante ao seu. Eles podem não ser apropriados ao teu tipo de pele. A duração do tratamento é longa, geralmente nunca é menor do que seis meses, portanto, paciência. Esclarece suas dúvidas com o dermatologista que te acompanha, ele sempre poderá ajudar-te.

É importante saber que algumas pessoas apresentam melhoras com certos medicamentos e outras não. Por isso, pode ser que o teu médico precise de trocar a tua medicação caso o tratamento inicial não surta efeito para o controle da doença.

 

fontes:

wikipédia

www.dermatologia.net

 

Eu já tive acne e tenho apenas um pouco de vez em quando, que aparece devido aos alimentos que como. Para combatê-lo uso o Garnier Anti-pontos negros. Já fiz um review desse produto anteriormente. Nunca fui marginalizada por isso...

E vocês, já tiveram/ ainda têm acne? Já vos excluiram devido a essa doença?

publicado por Beatriiz às 16:47
link | comentar | favorito
12 comentários:
De Patrícia Justino a 1 de Setembro de 2011 às 17:23
obrigada :)
é da pull and bear


De Patrícia Justino a 1 de Setembro de 2011 às 17:28
felizmente só tenho acne muito de vez em quando :)


De MenteImperfeita a 1 de Setembro de 2011 às 17:42
Eu por acaso tenho a sorte de quase não ter borbulhas :)
De vez em quando lá aparece uma ou outra pequeninas, mas nada de outro Mundo ;)

http://menteimperfeita.blogspot.com/


De Care About Yourelf a 1 de Setembro de 2011 às 19:01
Vou seguir o teu perfil :)


De Catarina a 1 de Setembro de 2011 às 20:03
Ainda bem que gostaste querida :)
Adorei as dicas, simplesmente fantásticas :o
Beijnhos querida e continua o óptimo trabalho!


De Anna a 1 de Setembro de 2011 às 20:16
ainda bem que gostaste querida :) felizmente não posso dizer que tinha ou tive problemas de acne, pois no máximo ganho 1/2 espinhas por mês :b


De Woman Couture a 1 de Setembro de 2011 às 20:21
Cortei hoje o cabelo e acho que já não tenho grandes problemas, era o peso do cabelo mesmo ! A cabeleireira tirou-me só de volume um caniche xb


De Woman Couture a 1 de Setembro de 2011 às 20:32
ele era mais ou menos volumoso, mas era muito denso, era espesso, e acho que fazes bem em deixar crescer mais um pouco (:


De maary a 1 de Setembro de 2011 às 20:33
sim, querida, aconselho mesmo :) comprei na schlecker


De fashiondreamems a 1 de Setembro de 2011 às 21:51
Já sofri um pouco de acne quando era mais nova, mas agora é raramente (:
Bom post :D
Beijinhos*


Comentar post

.Aviso

Devido à escola é-me quase impossivel vir ao blog, actualizá-lo e responder a comentários todos os dias. Por essa mesma razão, os posts são pré-datados e respondo a todos os comentários num único dia da semana (salvo excepções de semanas em que tenha mais tempo livre). Se tens algum pedido a fazer, não hesites em deixar um comentário. Responderei o mais rapidamente possivel... Obrigada pela visita (:

.Blogger

.pesquisar

 

.posts recentes

. Reabertura

. Tendências Outono/ Invern...

. Tendências Outono/ Invern...

. ERA: Como domar os cabelo...

. Maquiagem em tons nude

. ERA: Maquiagem para todos...

. Tendências Outono/ Invern...

. Aviso/ pedido

. O que é o acne: tratament...

. Como personalizar caderno...

.arquivos

. Novembro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

.subscrever feeds

.links